sábado, 4 de dezembro de 2010

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA EM ARTES VISUAIS





UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Genercy Maria da Costa Moraes


Galeria de Retratos – Memória & História

O vigente projeto apresentado à Profª Reijane Cunha
designa solicitação da Proposta Artístico-Pegagógica
em Artes Visuais da operante Disciplina
Estágio Supervisionado 3



Retrato
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cecília Meireles
Cecília Meireles / Flor de poemas – 3ª ed.
Coleção Poiesis – ed. Nova Fronteira, 1972



Apresentação
No cumprimento do Estágio Supervisionado 3 do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, o desenvolvimento do Plano de Intervenção Pedagógica terá como parceira beneficiada a Associação das Mocinhas e Mocinhos de Ontem (AMO), situada à Av. José Vicente de Paula, nº 101, centro, Quirinópolis Go. Esta instituição é a "porta de entrada" escolhida por mim no percurso da trajetória do caminhar pela cidade, "Tornar o familiar estranho!!!". A Associação é constituída sob a forma de Sociedade Civil de direito privado, sem fins lucrativos, apolítica, apartidária, sem discriminação religiosa, racial, de sexo e de condições sociais; e autônoma em suas decisões, tem como finalidade principal congregar todas as pessoas da melhor idade, para adquirir, desenvolver e conservar os valores da comunidade idosa no que diz respeito à educação, cultura, saúde, assistência social, esporte lazer e turismo. Sobretudo por ser uma instituição de caráter multicultural.
Como justificativa no desenvolvimento do projeto pretende-se com esse trabalho documentar e registrar através da linguagem fotográfica, a montagem de um painel - galeria de retratos de rostos apenas das associadas (mulheres). Para tanto a busca de fotografias da época de quando eram jovens (mocinhas) será fundamental para a sua realização, pois visa elucidar por meio da galeria de fotos cuja exposição será permanente, o resgate memória/história como representação e reestruturação de significados e valores sócio-culturais no tempo e no espaço. O fechamento de parcerias na busca de patrocínios mediante as empresas locais e órgãos públicos serão necessárias para suprir o valor material orçado do projeto.
Será adotada a metodologia sociointeracionista, que prega a mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas, a qual dialoga perfeitamente com a abordagem metodológica da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa.
Para o referencial artístico requer o destaque de Rosângela Rennó que é, hoje, referência obrigatória pertinente à imagem fotográfica e seus desdobramentos e o referencial artístico da produção de Sebastião Salgado, uma vez que as fotos utilizadas para a imagem que comporão a galeria têm sua procedência na fotografia analógica com revelação em papel prevalecendo o preto e branco, uma das características do seu trabalho.
Os modos de integração entre teoria e prática far-se-ão através dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas: Ateliê de Arte e Tecnologia – Fotografia e Vídeo; Compreensão e Interpretação de Imagens e a Fotografia no estudo de História da Arte.
Enquanto estagiária e produtora deste projeto, evidentemente a avaliação será conduzida a partir do processo no ato de avaliar e ser avaliada.

Justificativa
As pessoas podem ser imortalizadas também pelo retrato independente de ter sido uma personalidade ilustre ou um vulto histórico, pois todas, quando retratadas, no tempo e no espaço, fizeram em condições humanas. "Candidamente, compreensivamente, amorosamente, odiando-se por sua condição sepulcral, interrompidas em seu fluir, prêmio infinito por sua condição de segunda realidade." (Kossoy. p. 150. 2007).

Neste sentido, o projeto "Intervenção Pedagógica" visa documentar e registrar através da linguagem fotográfica, a montagem de um painel para a galeria de retratos de rostos apenas das associadas (mulheres) membros da Associação (AMO). Para tanto, condicionará o resgate da memória/história, na busca de fotografias da época de quando eram jovens (mocinhas) sendo fundamental prevalecer esteticamente um padrão de formato e de cores, neste caso, as fotografias em preto e branco tornar-se-ão mais significativas. Com o trabalho concluído, obter-se-á um instigante painel de rostos, pois ao deparar com o conjunto de fotografias expostas em galeria perceber-se-á um universo de fisionomias cuja temporalidade é diferenciada, um tempo congelado, porém um único espaço em tempo presente. Dessa forma a fotografia se torna portadora de modos de ver particularizados pelo contexto histórico na qual foi produzida e possibilita a transmissão direta de informações contidas em sua materialidade enquanto artefato, pois as fotografias evocam lembranças, emoções, impressões e histórias; e em outra perspectiva, estimulam a imaginação daqueles que não têm ligação com quem foi fotografado. Por sua vez, a utilização das fotografias como desencadeadoras de memória/história amplia possibilidades de pesquisas no contexto educacional do município.
A fotografia percorreu todo um caminho apenas seu, por várias épocas, totalmente alheia da História da Arte, mas hoje se integra e constitui um verdadeiro ramo da História da Arte Contemporânea. Assim, para a realização do projeto, torna-se pertinente optar por uma proposta que não seja apenas uma contemplação de objetos imagens e sim que tenha como foco a proposta artístico-pedagógica em Artes Visuais. Neste sentido, a eficácia da proposta não se restringe apenas em uma produção dissociada dos aspectos teóricos, mas permite reflexões como essência do pensamento e, nesta perspectiva pode se pensar a crítica, pode se pensar a história e encontrar a chave para a compreensão da fotografia como objeto, como fonte, como meio de informação. Dessa forma, a fotografia e suas aplicações como arte-educação servirão como subsídio fundamental neste projeto.
Segundo Boris Kossoy, teórico da fotografia, em entrevista, fala sobre a compreensão da imagem, descrito por Mariana Lacerda quando lhe pergunta:

De que forma imagem e memória se confundem?
Penso que a imagem guarda um fragmento de memória que nenhum outro sistema de representação consegue igualar. O cinema, talvez, claro. Se bem que a imagem fotográfica me fascina mais porque ela é um fotograma apenas, sem antes nem depois, é diferente dos filmes, que são movimento, algo que a fotografia não consegue ser. Em compensação, ela tem a cena congelada. E você pode ficar, horas e horas olhando para uma imagem e voltar a ela daqui a dez anos. Mas a sua interpretação sobre a mesma cena será outra, pois você já não é a mesma pessoa.

Local de execução:
A presente proposta será desenvolvida na Associação das Mocinhas e Mocinhos de Ontem (AMO), situada à Av. José Vicente de Paula, nº 101, centro, Quirinópolis – Go, local onde se instalará o painel da galeria de retratos das mocinhas.
Público direcionado:
Para as mocinhas (senhoras) associadas e frequentadoras efetivas das reuniões semanais e promocionais desde que estejam em condições de direitos vigentes conforme o enunciado dos seguintes critérios:
_ Ter participado na dinâmica da atividade:
Lembranças/Objetos & Memória/História com a apresentação do objeto/lembrança e o relato oral, realizada em: 14/10/2010
_ Salvo as exceções: independente da participação citada, integrará na galeria as seguintes mulheres que contribuíram com a fundação e formação da associação: Fátima Valentin; Magali e Marilda Assunção;
_ Todas as presidentas da associação, desde a fundação até os dias atuais;
_ Homenagem às mocinhas já falecidas (6 membros).

Objetivo geral:
Elucidar por meio da galeria de fotos cuja exposição será permanente, o resgate memória/história como representação e reestruturação de significados e valores sócio-histórico-culturais em seus aspectos de temporalidade e espacialidade. Em tempo presente, a localização marcará sua existencialidade, em tempo passado, a percepção identificará sua origem.
Objetivos específicos:
  • qualificar a fotografia como instrumento de reflexão etnográfica, além dos seus atributos mais evidenciados como informação, documentação e arte;
  • contribuir para o discurso acerca da imagem objeto, provocando reflexões sobre os conceitos de estética e valores sócio-histórico-culturais;
  • introduzir compreensão sobre a importância histórica na realização da galeria;
  • estabelecer relações sócio-culturais entre passado e presente;
  • acrescentar como patrimônio da associação (AMO) seguido dos preceitos corretos de conservação.
Cronograma:
Fechamento de parcerias na busca de patrocínios mediante as empresas locais e órgãos públicos para suprir o valor material orçado do projeto: 25/10 a 29/10/2010.
Orientação antecipada na associação sobre a proposta da realização da galeria e a escolha do local (parede) para a montagem do painel: 28/10/2010.
A obtenção das fotos acontecerá por meio de coleta, cada mocinha escolherá a sua foto antiga e entregará no dia da reunião, na ocasião será preenchida a ficha com os referidos dados biográficos e a data de quando foi feita a foto escolhida, para compor os dados, será elegida, uma frase poética que caracteriza a personagem: 04/11/2010.
Executará no local e na frente da proprietária da foto, o scanner da mesma para ser devolvida imediatamente, armazenando apenas a imagem digital e os dados contidos da ficha.
No caso da foto for uma imagem em grupo será marcado com seta indicativa o rosto da personagem (mocinha). Posteriormente serão reveladas em formato padrão: Serviço fotográfico de revelação: 05/11 a 10/11/2010.
Para a moldura da foto, é fundamental a produção do layout com medidas de comprimento e largura para os vidros tendo em seu formato o paspatur transparente contornado de madeira (moldura específica), como também a produção de outro layout do espaçamento para a montagem do conjunto de quadros da galeria no painel da parede: serviço de vidraçaria e moldura: 11/11 a 16/11/2010; serviço de montagem do painel: 17/11/2010.
Os contratos e parcerias para serviços terceirizados, foram definidos: padronização e revelação das fotos; impressão gráfica dos dados contidos na ficha; colocação das molduras; montador do painel -parafusos e buchas na parede.
Parcerias nas contribuições financeiras e prestação de serviços:
  • Americam Peças;
  • Escritório Contábil Soares;
  • Fazenda Santa Cicília;
  • Foto Souza;
  • Gráfica Líder;
  • Lojas Marques;
  • Prefeitura Municipal;
  • Refrigerantes Tainá;
  • Vidraçaria Adriane;
  • Visão Serigrafia e Confecções;
A inauguração oficial da galeria de fotos no local da associação (AMO) juntamente com a exposição - Lembranças/Objetos & Memória/História: 18/11/2010.
_ Total de retratos beneficiados pelo projeto: 25 quadros.

Metodologia:
Nas últimas décadas, a condição do ensino na área de arte está sendo guiado pela tendência metodológica sociointeracionista, que prega a mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas. Sociointeracionista vem do termo sócio-cultural ou histórico, atribuído à teoria defendida por Vygotsky.
Atento à "natureza social" do ser humano, Vygotsky interessou-se por enfatizar o papel da interação social ao longo do desenvolvimento do homem, defendeu que o próprio desenvolvimento da inteligência é produto dessa convivência. Para ele, "na ausência do outro, o homem não se constrói homem".
Enquanto sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe, portanto enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, isto é, pela mediação feita por outros sujeitos. O social pode apresentar-se por meio de objetos, da organização do ambiente, do mundo cultural que rodeia o indivíduo.
A cultura fornece ao indivíduo os sistemas simbólicos de representação da realidade, ou seja, o universo de significações que permite construir a interpretação do mundo real. A cultura proporciona ao local de interações no qual seus membros estão em constante processo de recriação e reinterpretação de informações, conceitos e significações.
A partir da concepção teórica metodológica sociointeracionista, até então apresentada, percebe-se que ela dialoga perfeitamente com a
abordagem metodológica da Proposta Triangular defendida pela Arte-educadora Ana Mae Barbosa em seus pressupostos teóricos e filosóficos que interage com outras três abordagens sistematizantes do ensino de artes: as "Escuelas al Aire Libre', o Critical Studies e DBAE, enfatizando especificamente, no caso da pretensão deste projeto, o Critical Studies o qual defendia a apreciação da arte como expressão e cultura.
Referencial Artístico
Como referencial artístico requer o destaque de Rosângela Rennó que é, hoje, referência obrigatória pertinente à imagem fotográfica e seus desdobramentos. "Rosângela Rennó leva a imagem além do que os olhos podem ver. Diz que o mundo não precisa de mais fotografias e sim de enxergar as que já existem", afirma a autora. Nesta linha de pensamento o trabalho a ser realizado far-se-á o uso de fotografias já existentes, com a pretenção de valorizar a fotografia de época, pois as mesmas evocam lembranças, emoções, impressões e histórias; e em outra perspectiva, estimulam a imaginação daqueles que não têm ligação com quem foi fotografado.
O referencial artístico da produção do renomado brasileiro Sebastião Salgado (1944) é fundamental, uma vez que as fotos utilizadas para a imagem que comporão a galeria têm sua procedência na fotografia analógica com revelação em papel prevalecendo o preto e branco, uma das características do seu trabalho.


Modos de integração entre teoria e prática:
A realização da galeria de rostos da associação terá a fotografia como objeto, além de contribuir criando um ambiente sócio-cultural como patrimônio da Amo constituirá na integração como ambiente educacional, uma vez que esta comunidade é parte integrante da cidade. Desta feita, tornar-se-á um ambiente que viabilize e impulsiona ações indagativas, questionadoras e reflexivas tendo referência a produção artística como expressão e cultura. O reencontro com o sujeito e o objeto seguida da apreciação dar-se-á ênfase ao tripé que contempla a experiência estética, formado pelo objeto, observador e contexto histórico desencadeando assim a crítica artística contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de atribuir valor, julgamento circunscrevendo o nível de entendimento perceptivo tanto da comunidade beneficiada quanto aos apreciadores visitantes no local.
No que tange a abordagem prática, os conhecimentos adquiridos na disciplina de Ateliê de Arte e Tecnologia – Fotografia e Vídeo tornaram de fundamental importância a compreensão e utilização da fotografia como documento, como cultura e, sobretudo compreendida iconograficamente e iconologicamente, além dos fatores que contribuem para a Arte Contemporânea na utilização da imagem fotográfica analógica e as possibilidades de interferências com as ferramentas tecnológicas digitais para o scanner, transformação do formato das imagens e reveleção em papel fotográfico.
De suma importância também foi ter como subsídio a disciplina estudada Compreensão e Interpretação de Imagens sobre seus conceitos em que Martine Joly (1996) define conceitos de imagem delimitados por categorias cuja terceira categoria relativa é a de "imagem e origens", referentes aos registros da atividade humana em contextos comunitários.


Avaliação:
Enquanto estagiária e produtora deste projeto, evidentemente a avaliação será conduzida a partir do processo no ato de avaliar e ser avaliada.
No que se refere à associação através dos seus membros, as mocinhas, a avaliação será diagnóstica, verificando durante o processo os seguintes aspectos: interesse e interação, participação e comunicação, desempenho, entusiasmo e prazer.
No que se refere ao trabalho como estagiária, cabe mencionar que a avaliação final compreenderá a descrição, a interpretação e o julgamento das ações desenvolvidas tendo como referências finalidades e princípios estabelecidos no presente projeto, cujos resultados poderão definir e redefinir novos rumos a serem seguidos.



Bibliografia:
BERADO, Rosa Maria e VIDICA, Ana Rita. Ateliê de Arte e Tecnologia – Fotografia e Vídeo. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais. Licenciatura em Artes Visuais: módúlo 6. Goiânia: FUNAPE, 2010.
CUNHA, Fernanda Pereira da. Metodologias para o Ensino de Artes Visuais. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais. Licenciatura em Artes Visuais: módulo 6. Goiânia: FUNAPE, 2010.
GUIMARÃES, Leda Maria da Barros e OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. Estágio Supervisionado 3. Unidade 3.
Dimensões Educativas: Construção de uma proposta
. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais. Licenciatura em Artes Visuais: mód 7. Goiânia: FUNAPE, 2010.
Itaú Cultural: revista > entrevista - Os mistérios da fotografia. Por Mariana Lacerda.
Disponível em <http://www.itaucultural.org.br/impressao.cfm?materia=584 Page 1 of 3> Acesso em 13/10/2010.
JORDÃO, Paulo Veiga. Ateliê de Poéticas Visuais Contemporâneas. Unidade 3. Novos Meios de Linguagens. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais. Licenciatura em Artes Visuais: mód 7. Goiânia: FUNAPE, 2010.
JORNAL DA
UNICAMP. Campinas, 4 a 10 de agosto de 2008 substantivo feminino. Um breve artigo de Heloísa Buarque de Hollanda.
Disponível em <www.unicamp.br/unicamp/unicamp.../ju403pag04.pdf > Acesso em 29/10/2010.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia: o efêmero e o perpétuo. Cotia. SP: Ateliê Editorial. 2007. Livros do Google.
Disponível em <books.google.com.br/books?isbn=8574803367...> Acesso em 13/10/2010.
SARDELICH, Maria Emília e BATISTA, Noeli. Compreensão e Interpretação de Imagens. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais. Licenciatura em Artes Visuais: módulo 2 (parte2) e módulo 3. Goiânia: CEGRAF/UFG, 2008.
TEORIA SÓCIO-CONSTRUTIVISTA OU SÓCIO-HISTÓRICA
Profª Heloisa Argento
Disponível em <www.robertexto.com/archivo1/socio_construtivista.htm>
Acesso em15/10/2010.



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