domingo, 5 de dezembro de 2010

AVALIAÇÃO - VIVÊNCIA ESTÁGIO III

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Faculdade de Artes Visuais

Licenciatura em Artes Visuais


AVALIAÇÃO – VIVÊNCIA ESTÁGIO III


Genercy Maria da Costa Moraes


Apresentação

Na posição de acadêmica do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, no exercício do Estágio Supervisionado III, fui estimulada a reconhecer a minha cidade (Quirinópolis) como "Cidade Educadora". Por ela, fiz um passeio com um olhar diferente, "estranhamento do familiar", porém voltado para a história, trabalho, educação, esporte e lazer, cultura e artes, posteriormente, fiz um percurso em busca da minha "porta de entrada", ao encontrá-la, adentrei, e no espaço dela, fui bem acolhida para desenvolver as atividades obrigatórias como a etnografia e o projeto de intervenção. A porta de entrada escolhida por mim, denominada Associação das Mocinhas e Mocinhos de Ontem (AMO), foi descrita na "Leitura Metódica" e tornou-se a principal parceira e protagonista da "Proposta Artístico-pedagógica em Artes Visuais".

A princípio me sentia permeada pelas incertezas em elaborar um plano, no entanto, a necessidade de analisar e decifrar a minha porta de entrada como uma obra de arte inacabada, por meio da "Leitura Inspirada" permanecia em mim, a vontade de mudar, inovar, melhorar, ampliar e diversificar objetivos daqueles presenciados durante o período etnográfico, até que um dia lancei a ideia de trabalhar em reunião uma dinâmica denominada "Lembranças/Objetos – Memória & História", sendo utilizada como ensaio para uma avaliação diagnóstica, no sentido de direcionar-me a uma proposta definitiva. O resultado foi emocionante, a partir dos relatos orais, pois, veio à tona sentimentos mais profundos na apresentação dos objetos expostos. Não tive mais dúvida sobre a minha idealização, trabalhei afinco e com entusiasmo dentro das exigências disciplinais para a formulação do projeto sistematizado e o apresentei através de resumo no seminário do presencial nos dias 22 e 23 de Outubro de 2010 para ser avaliado, no sentido de torná-lo viável, sobretudo para os devidos ajustes sugeridos pelos meus orientadores mestres Reijane Cunha e Rafael de Almeida. Por eles, alguns critérios foram estabelecidos para a realização da idealizada "Galeria de Retratos – Memória & História", título da temática do projeto.

Para a concretização da galeria foi fundamental estabelecer parcerias mediante as empresas locais e órgãos públicos para suprir o valor material orçado do projeto. Um trabalho feito com perseverança e persistência, porém apoiada pela "Carta de apresentação" disponibilizada no ambiente pela coordenação.

Com o compromisso de finalizar todas as atividades do estágio e conhecedora de que planejamento e avaliação são processos indissociáveis na prática educativa, segue o texto de "Avaliação – Vivência Estágio III".


Avaliação Processual

O ato de avaliar está presente em todas as situações da nossa vida, por mais simples que elas sejam, pois avaliar é como planejar, uma ação comum no dia a dia de todos nós.

Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa, Universal, o conceito de avaliar é: "Determinar a valia ou o valor de algo; apreciar o merecimento de algo; estimar; julgar; orçar; reconhecer a força de algo." Neste sentido, a avaliação compreende a descrição, a interpretação e o julgamento das ações desenvolvidas, pois, a avaliação é feita subsequente ao processo destas ações. Cabe mencionar que são muitos os procedimentos metodológicos representados como recursos utilitários para a avaliação da ação educativa, no entanto a despeito do cumprimento do Estágio Supervisionado III, especificamente do Projeto de Intervenção Pedagógica com a temática "Galeria de Retratos – Memória & História" realizado em uma instituição de caráter não formal da Associação das Mocinhas e Mocinhos de Ontem (AMO), merece destacar que a presente avaliação não contempla nenhum método específico em detrimento de outro sendo que, independentemente, o resultado da mesma poderá definir e redefinir novos rumos a partir dos objetivos descritos no projeto.

Concomitantemente todo o período de desenvolvimento do estágio 3 prescrito pelas atividades sequenciais neste módulo, tornou-se o perfazer de todas as etapas extremamente necessárias para uma completa aprendizagem enquanto acadêmica no processo de formação docente. Desta feita, a integração das operantes disciplinas: Estagio Supervisionado III; Ateliê de Arte e Tecnologia II: Diálogos Intermidiáticos; Ateliê de Poéticas Visuais Contemporâneas e Questões Multiculturais para o Ensino da Arte subsidiaram este processo por meio das atividades propostas a saber:

  • Percurso com a caminhada: "estranhamento do familiar";
  • Escolha da porta de entrada;
  • Etnografia da porta de entrada;
  • Elaboração da proposta de intervenção;
  • Realização da proposta;
  • Avaliação dos resultados.

Percurso com a caminhada: "estranhamento do familiar"

O caminhar pela cidade a partir da noção de "pertubamento" no familiar permitiu um maior discernimento sobre vários aspectos imbuídos no contexto da cidade cujas características culturais têm suas origens nos valores históricos, sociais, culturais, políticos e econômicos os quais consistem em compreender a cidade educativa a partir da sua identidade cultural, sobretudo, uma reflexão mais profunda de como ver o "outro" sem a devida categorização sobre sua produção artística, pois a constante transformação e ressignificação mudam a concepção construída, ao longo do tempo, dos critérios classificadores tradicionais para a arte em prol de uma visão multiculturalista.

Atividades propostas:

_ Discussões nos fóruns sobre a escolha da "porta de entrada";

_ Mapa do percurso;

_ Vídeo: "O Caminhar pela Cidade". Estes dois últimos disponibilizados no blog: http://www.geneatelier.blogspot.com/.

O vídeo pode ser acessado também no seguinte endereço: http://www.youtube.com./watch?v=u8igVrkugwE.


Escolha da porta de entrada

Indubitavelmente, a escolha da porta de entrada se deu por entender que, qualquer ambiente em um espaço da cidade tido como uma comunidade ou mesmo um grupo de pessoas, neste caso de uma associação organizada, são ambiências pedagógicas em espaços não formais, dessa forma estabelece condições de desenvolver nela, ou a partir dela, a realização de ações educativas como a proposta de intervenção pedagógica.

Consequentemente, uma associação que tem como finalidade principal congregar pessoas da melhor idade, para adquirir, desenvolver e conservar os valores da comunidade idosa no que diz respeito à educação, cultura, saúde, assistência social, esporte lazer e turismo, com certeza contribui muito com a sociedade no desempenho de suas ações, sobretudo quanto aos seus saberes, fazeres e viveres. Neste sentido, a dimensão da avaliação é compreendida como um processo de apreensão que se dá na interação. As interações proporcionam afinidades entre os diálogos estabelecidos que assegure uma convivência profícua.

Atividades propostas:

_ Discussões nos fóruns;

_ Leitura Inspirada; http://www.geneatelier.blogspot.com/ vídeo - Leituras

_ Leitura Metódica;

_ Envio de Questionário.


Etnografia da porta de entrada

A Associação das Mocinhas e Mocinhos de Ontem (AMO), situa-se à Av. José Vicente de Paula, nº 101, centro, Quirinópolis – Go, foi fundada no ano de 1996, uma iniciativa do Clube de Leões de Quirinópolis, a partir de 2000 foi aprovado o estatuto, desde então foi estabelecida a 1ª diretoria sendo substituída por meio de eleição a cada dois anos.

A Associação é constituída sob a forma de Sociedade Civil de direito privado, sem fins lucrativos, apolítica, apartidária, sem discriminação religiosa, racial, de sexo e de condições sociais; e autônoma em suas decisões. As reuniões acontecem semanalmente nas quintas feiras, trabalham a confecção de artesanatos como panos de pratos, crochês, roupas e outros, promove vendas periodicamente com a montagem do bazar, no sentido de planejar e promover atividades com o objetivo de atendimento das necessidades básicas da comunidade da melhor idade. Outros recursos são subsidiados pelo comércio empresas da cidade e pela prefeitura municipal.

Durante todo o período etnográfico, a partir das observações, apesar de permeadas pelas incertezas permitiram uma avaliação compreendida de forma contínua através do processo de construção do conhecimento, dos valores e das qualidades pessoais, assim como o desenvolvimento participativo com os integrantes da associação podendo na oportunidade identificar progressos e dificuldades de ambas as partes (associação e estagiária).

Atividades propostas:

_ Fóruns: relatórios etnográficos;

_ Construção do trailler: "Cidade Educadora e AMO", postado na Galeria de Vídeos e no blog: http://www.geneatelier.blogspot.com/. Pode ser acessado também no seguinte endereço: http://www.youtube.com./user/Genercy1

_ Apresentação no Seminário Presencial em 22/10 e 23/10 das seguintes atividades: Trailler; Power Point da construção do trailler; Áudio da Leitura Inspirada e Resumo da Proposta Artístico-pedagógica em Artes Visuais.


Elaboração da proposta de intervenção

O trabalho teve como proposta artística a linguagem fotográfica com finalidade de documentar e registrar valores sócio-culturais e qualificar a fotografia como instrumento de reflexão etnográfica, além dos seus atributos mais evidenciados como informação, documentação e arte, através da montagem de um painel denominado "Galeria de Retratos – Memória & História composta por retratos de rostos apenas das associadas (mulheres). A busca de fotografias da época enquanto jovens (mocinhas), o cadastro contendo os dados biográficos da participante e data da foto, ou seja, o ano em que foi produzida, foram essenciais para a sua realização, cuja exposição permanente, objetiva o resgate memória/história como representação e reestruturação de significados e valores: histórico, sócio-cultural e artístico.

A partir da decisão sobre a temática da proposta foi fundamental procurar por referências bibliográficas que pudessem dar suporte à elaboração do projeto. Após essa etapa, a sistematização e a redação do mesmo foram tornando-se consistentes sob embasamento teórico, pedagógico e artístico. A experiência e aprendizagem em produzir o Projeto Pedagógico em Artes Visuais vivenciado no Estágio II proporcionaram facilidades em estabelecer critérios disciplinais e referenciais. O apoio do material didático do módulo 7, Licenciatura em Artes Visuais – Estágio Supervisionado 3 – Unidade 3 – Dimensões Educativas: Construção de uma Proposta, "O que é um Projeto Pedagógico em Artes Visuais?" de Jurema Sampaio foi fundamental na elaboração, assim como as orientações dos formadores e tutores em busca do referencial artístico enriqueceram o conteúdo do projeto ao incluir mudanças e ajustes. A indicação do nome de referência obrigatória pertinente à imagem fotográfica e seus desdobramentos de Rosângela Rennó consolidou a utilização da fotografia já existente como material para projetar novos significados na arte, enquanto a produção do renomado brasileiro Sebastião Salgado serviu de subsídio ao utilizar para a galeria material com procedência na fotografia analógica e documentarista com revelação preto e branco em papel fotográfico. Outro fator importante nas orientações se deu pela indicação em construir uma frase poética a partir dos referenciais pessoal e profissional de cada mocinha participante para compor o quadro biográfico colocado abaixo da foto.

Portanto, a avaliação se deu de modo cooperativo onde implicou a tomada de decisão de todos no processo enquanto elaboração definitiva do projeto, pois a avaliação cooperativa deve ter atuação ativa de todos os participantes, quer sejam, formadores e tutores, estagiária e membros envolvidos, neste caso, os associados (AMO) de um modo geral, as mocinhas de ontem, como também da sociedade quirinopolina enquanto parceira ao buscar patrocínios para a realização do projeto.

Atividade proposta:

_ Fórum de acompanhamento do desenvolvimento da ação.


Realização da proposta

A partir do "Cronograma" estabelecido no projeto, inicia-se a realização.

A motivação e o entusiasmo em avançar cada passo proporcionaram uma conscientização do processo em que todos os participantes, evidentemente, se envolveram na expectativa da culminância, um momento de muito trabalho onde requer ânimo, firmeza, segurança e certeza de que os objetivos serão alcançados. No entanto, há o momento em que, nem tudo, pode dar certo, por mais bem planejado que seja, mas a determinação se faz presente na busca por soluções concretas, haja vista, que a autonomia, o saber do processo e aplicação do mesmo desenvolvem competências. A exemplo, da necessidade de recorrer à gráfica para imprimir dois adesivos com os dados biográficos que estragaram ao colar no vidro, um transtorno resolvido de última hora. Outro exemplo foi pelo fato de faltarem documentação e a fotografia de duas mocinhas que constavam na lista, por estarem doentes e fora da cidade. Neste caso me responsabilizei em concluir posteriormente assim que for possível.

A realização do evento, o qual contou com a exposição dos objetos denominada "Lembranças/Objetos – Memória & História" composta pelos pertences pessoais das mocinhas participantes e a inauguração da Galeria de Retratos – Memória & História superaram as expectativas e os anseios instalados subjetivamente. A satisfação e emoção tomaram conta do cenário em que todos os envolvidos sentiram-se pessoas especiais, risos de alegrias e prantos de emoções permearam o momento. Os sentimentos mais profundos afloraram em vistas dos valores resgatados, a sensação e o vislumbre de todos proporcionaram a experiência estética almejada de forma coletiva.

Atividade proposta:

_ Fórum de acompanhamento do desenvolvimento da ação: registros do passo a passo no desenvolvimento da realização do projeto conforme o cronograma por meio de relatos escritos e imagéticos.


Avaliação dos resultados

Em face, pela descrição supracitada, se tem uma panorâmica na avaliação resultante de toda a trajetória do Estágio Supervisionado 3. Para além destes resultados cabe mencionar de acordo com as perspectivas, no sentido de uma atitude reflexiva e auto-crítica que as ações propostas foram efetivadas e os objetivos atingidos de forma plena. Os desafios foram os maiores aliados na aquisição de conhecimentos, competências e vivências.

Convicta da missão cumprida, encerro a presente avaliação com as palavras ditas no final do discurso proferido por mim no dia da Inauguração da Galeria de Retratos – Memória & História no recinto da Associação das Mocinhas e Mocinhos de Ontem (AMO):


As mocinhas de ontem são, hoje, personagens de um contexto sócio-histórico-cultural e artístico da linguagem fotográfica dessa galeria em que seus retratos prevalecem, as marcas do tempo. A presente realização dará início a um processo que não seja apenas uma contemplação de objetos imagens porque amplia possibilidades de pesquisas educacionais como fonte, como meio de informação e documentação, sobretudo a fotografia histórica como arte.

MORAES, Genercy Maria da Costa,2010.



Referências Bibliográficas:

GUIMARÃES, Leda Maria da Barros e OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. Estágio Supervisionado 3. Unidade 3.
Dimensões Educativas: Construção de uma proposta
. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais. Licenciatura em Artes Visuais: mód 7. Goiânia: FUNAPE, 2010.

GUIMARÃES, Leda Maria da Barros e OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. Estágio Supervisionado 2. Unidade 4. Trilhas Etnográficas III Planejamento da Ação Didática. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Artes Visuais. Licenciatura em Artes Visuais: mód 6. Goiânia: FUNAPE, 2010.

SENAC. DN. Planejamento e avaliação: subsídios para a ação docente. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2004. 112 p. (Didática para Educação Profissional). Antonia Ribeiro, Elizabeth Real, Marcia Capella et al.

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