domingo, 1 de janeiro de 2012

Recebimento - Medalha

Genercy Maria da Costa Moaes (artista plástica Gené) "Medalha de Ouro" 1976


ARTES PLÁSTICAS

Sebastiana de Oliveira Souza

A arte é um tipo particular de ação produtiva do homem sobre sua existência, a natureza e o cosmos sintetizando as visões de mundo de cada época e cultura (NUNES, p.1, 1991).

O presente artigo tem por finalidade suscitar reflexões acerca das Artes Plásticas nas categorias desenho, pintura e escultura do Município de Quirinópolis no período de 1930-2010, com base em pesquisas, entrevistas e depoimentos orais na comunidade e com artistas locais, contribuindo assim com o resgate e construção da história do município.

[...] Dentre as manifestações artísticas, na década de 70, aparece Genercy Maria da Costa Moraes (Gené), com apresentação de trabalhos desde 1969, sendo congratulada com “Medalha de Ouro”, 1º Lugar em Trabalhos Artísticos (pintura, desenho e trabalhos manuais) da II Semana de Promoções Culturais, promovida pelo governo do Estado de Goiás em Dezembro de 1976, no salão social do Clube Recreativo Itamaraty de Quirinópolis.

Gené, renomada artista, autodidata, exaustiva pesquisadora e graduada (2011) em Artes Visuais, Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) se interessou pelo mundo das artes desde criança no seu período escolar. A artista é grande conhecedora das técnicas de desenho e pintura transporta para o papel e para a tela suas idéias dando a elas, formas, volume, luz e sombra em diferentes estilos: geométricos, retratos, nus femininos, florais, natureza morta e paisagens, desafiando sua capacidade criadora com um olhar estético refinado.

Ao longo de sua carreira artística participou de inúmeras exposições, mostras individuais e coletivas dentro e fora do município com certificados, diplomas, premiações e condecorações, tornando difícil enumerá-las por possuir um currículo muito extenso, além de curadorias em concursos municipais e regionais.

Desde o início de sua carreira, Gené vem fazendo um grande trabalho junto à comunidade quirinopolina, sendo a primeira professora de Desenho Artístico Básico com início em 1998 e no ano seguinte o Curso de Pintura em Tela. Em 2000, percebendo a necessidade de preparar os jovens para provas específicas do vestibular que abrange os cursos de arquitetura, paisagismo, decoração, design, entre outros, implantou o curso de Desenho de Perspectiva Linear. Com objetivo de dar vazão aos novos talentos descobertos nos cursos livres (Gené Atelier), implantou o curso de Desenho Artístico de Figura Humana sobressaindo alunos que se tornaram monitores dentro do referido estabelecimento. Em 2001 implantou Atividades de Arte para Crianças, mais tarde Arte no Maternal, todos com atuações até os dias de hoje.

Gené Atelier é um referencial do sudoeste goiano na área das Artes Plásticas sem contar com as obras que a artista, incansavelmente vem produzindo ao longo de sua trajetória de vida artística com vendas promissoras, tanto no município e em outros estados quanto fora do território nacional. Dentre elas, uma de grande relevância é a Galeria dos ilustres prefeitos em exposição permanente no hall de entrada da Prefeitura de Quirinópolis e reprografia dos mesmos no Museu Histórico.

O serviço prestado em seu atelier atraiu o interesse de professores de arte das escolas convencionais, tanto da rede pública quanto particular, procurando nela o aprimoramento para a execução de suas atividades. Neste grupo de professores destaca-se Sebastiana de Oliveira Souza (Tianinha), que conquistou “Medalha de Ouro” no I Concurso de Artes Plástica Livre Amadora, realizado em Agosto de 2003, sob a coordenação do Atelier J. Barbosa, a mesma recebeu como prêmio a viagem de seu trabalho para o exterior, e sendo condecorada com inúmeras honrarias.



Texto do livro: Quirinópolis - Mãos e Olhares Diferentes - 1832/2010, capítulo XXII, pp. 181 e182.
Por Sebastiana de Oliveira Souza, Org. Maria da Felicidade Alves Urzedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário