sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Entrevista - Galeria dos Prefeitos



A Galeria dos Prefeitos surgiu com o objetivo de homenagear os gestores que passaram pela prefeitura de Quirinópolis. Um resgate histórico que vai passar a fazer parte da vida dos cidadãos quirinopolinos.


Homenagem ao passado
Preocupado em resgatar, na lembrança dos quirinopolinos, personagens que se dedicaram à cidade, o prefeito Gilmar Alves decidiu criar a Galeria dos Prefeitos, como parte das comemorações do aniversário de Quirinópolis. A galeria fica na entrada principal da prefeitura. Os retratos, trabalhados em grafite, foram feitos pela artista plástica da cidade Genercy Maria da Costa Moraes, conhecida como Gené, responsável também pelo trabalho de pesquisa e levantamento de dados e fotos da época dos prefeitos. De acordo com o prefeito, a idéia surgiu para evitar que homens que foram importantes para cidade caíssem no esquecimento. “É justamente para resgatar, na cultura da população quirinopolina, pessoas que dedicaram uma parcela do seu tempo e da sua vida em prol da administração, do crescimento e do trabalho por nossa cidade”, resume. Cópias dos retratos ficam expostas no Museu Histórico de Quirinópolis. Outras foram entregues às famílias dos ex-prefeitos.
Gené fez os trabalhos de 24 personalidades entre 60 a 70 dias. Ela foi procurada pela Secretária de Cultura, Maria das Graças com a proposta de desenhar os retratos dos ex-prefeitos. Logo na entrada de seu ateliê, já se tem conhecimento das suas obras, exibidas por todo o estabelecimento. Simpática e receptiva, conta que é autodidata e já acumula mais de 30 anos de trabalho, tendo o ateliê escola na cidade há mais de 10 anos.
Quirinopolina, Gené diz que nunca saiu da cidade e, hoje estuda Artes Visuais para poder lecionar em outras instituições. Aprendeu a arte do desenho e de várias técnicas de pintura sozinha, “observando, lendo e praticando”. Sua vocação para as artes plásticas começou ainda na escola.
“Os professores sempre acharam os meus desenhos bonitos e, de lá para cá, não parei mais.”

Revista: Quirinópolis - a mudança vista por você. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário