sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IMAGEM

Ellsworth Kelly


O trabalho de Ellsworth Kelly, as cores são vibrantes, os planos são emissores de luminosidade, atuam do plano da tela para frente. Não são apenas planos, são estruturas tridimensionais construídas por planos, que delimitam um interior. Nas obras de Ellsworth Kelly, a plicação da cor em grande escala sugere uma origem para o chamado reduncionismo minimalista.
Ellsworth Kelly nasceu em 31 de maio de 1923, em Newburgh, Nova York. Ele estudou no Pratt Institute, Brooklyn, 1941-1943. Após o serviço militar 1943-1945, frequentou a Escola do Museu de Belas Artes, Boston, 1946-1947. Na frança, descobriu a arte românica e arte bizantina. Ele também foi introduzido no Surrealismo e no Neoplasticismo, que o levou a experimentar com o desenho automático e a abstração geométrica. Ao longo de sua carreira ele atravessou as fronteiras tradicionais entre a pintura, escultura e arquitetura. Ele abstraiu as formas em suas obras a partir de observações do mundo real, como sombras de árvores e ou espaços entre os elementos arquitetônicos.
Com base nessa justificativa, a partir do trabalho desenvolvido por mim a pintura em tela denominada "Cidade" prevaleceu posteriormente a utilização das ferramentas tecnológicas no seguinte processo: fiz o Scanner da imagem fotográfica - Figura 01; após utilizei o programa Corel para as possíveis interferências seguidas das Figuras 02, 03 e 04, esta última é que mais se aproxima da arte de Ellsworth Kelly, referenciada na apresentação da tela "Spectrum". A relação do trabalho do artista fica em evidência no trabalho elaborado por mim com a temática "Cidade" pela utilização e composição das cores em justaposição a partir de estudo do espectro solar e suas gradações, muito utilizado nas obras pesquisadas de Kelly, além da exploração das formas geométricas sugerindo tridimensionalidade que deram origem à minha pintura.
A proposta do trabalho apresentado na sequência de imagens enquadra-se na vertente Esteticista: "A obra de arte é neste caso estritamente uma representação, isto é, retificações que - simbolicamnte - condensam a memória do mundo, conforme Arendt define o trabalho artístico. (MOREIRA, p. 140).
Nessa linha de pensamento, em outras obras do artista contemporâneo norte americano primam por uma estética que conjugam forma orgânicas, ora geométricas arredondadas, ora nítidos retângulos e seu estilo originalmente adquiridas com clareza uma abordagem arquitetônica.



"Spectrum Colors Arranged by Chance 11", by Ellsworth Kelly, cut and pasted color
coated and pencil on four sheets of paper, 38 1/4 x 38 1/4. 1951
Color Chart: Reinventing Color, 1950, to Today
The Museum of Modern Art. New York
March 2 May 12, 2008








Figura 04: Programa Corel DRAW X3 - Bitimap - criativo - Mosaico





Figura 03: Programa CorelDRAW X3 - Bitimap - Rastrear Bitimap - Rastreo rápido




Figura 02: Programa CorelDRAW X3 - Bitimap - Ajuste automático





Figura 01: Scanner da fotografia da pintura em tela
Título: Cidade
Formato: 0,60 x 0,40 cm
Técnica: óleo sobre tela
Artista plástica: Genercy M. da Costa Moraes (Gené)



CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS

Proposta Definitiva, Novembro de 2004

2. O compromisso da Cidade
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A transformação e o crescimento duma cidade devem ser presididos por uma harmonia entre as novas necessidades e a perpetuação de construções e símbolos que constituam referências claras ao seu passado e à sua existência. O planeamento urbano deverá ter em conta as fortes repercussões do ambiente urbano no desenvolvimento de todos os indivíduos, na integração das suas aspirações pessoais e sociais e deverá agir contra toda a segregação das gerações e pessoas de diferentes culturas, que têm muito a aprender umas com as outras. O ordenamento do espaço físico urbano deverá estar atento às necessidades de acessibilidade, encontro, relação, jogo e lazer e duma maior aproximação à natureza.
A cidade educadora deverá conceder um cuidado especial às necessidades das pessoas com dependência no planeamento urbanístico de equipamentos e serviços, a fim de lhes garantir um enquadramento amável e respeitador das limitações que podem apresentar sem que tenham que renunciar à maior autonomia possível.

Referência:













3 comentários:

  1. Parabéns Genercy,
    seu momento foi único, adorei!!.
    Vai ai um pouquinho de Fayga para contemplar seu processo criador.
    “A faculdade ordenadora e configuradora, a capacidade de abordar em cada momento vivido a unicidade da experiência e de interligá-la a outros momentos, transcendendo o momento vivido a unidade da experiência e de interligá-la a outros momentos, transcendendo o momento particular e ampliando o ato da experiência para um ato de compreensão” (Ostrower, F., 187 p. 132)
    Grande abraço Luzia Costa.

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  2. Muito Obrigada, Profª Luzia, é com imensa satisfação que recebo as considerações e o elogio, realmente foi um momento único no processo criador, sinto-me realizada, mesmo porque consegui correlacionar todas as solicitações das atividades interdiciplinares operantes ao mesmo tempo: a sua Psicologia da Arte - o processo criativo, o Estágio Supervisionado III e Questões Multiculturais - Cidades Educadoras, a de Ateliê de Arte e Tecnologia II - Diálogos Intermédiáticos juntamente com Ateliê de Poéticas Visuais Contemporâneas - o processo de construção e realização. Exigiu muita pesquisa, muita leitura, trabalho com ferramentas convencionais, tela, pincéis e tinta, trabalho com as ferramentas tecnológicas e muita estratégia. Todo o esforço foi válido.
    Abraços, Gené

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