quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"Quirinópolis - Mãos e Olhares Diferentes"


Escritora e organizadora do livro "Quirinópolis - Mãos e Olhares Diferentes" (1832/2010), professora Maria da Felicidade Alves Urzedo

Coral - "Primícia de Goiânia"

Homenagem Honra ao Mérito com a placa "22 de Janeiro"
a esquerda: escritora Maria da Felicidade e o prefeito Gilmar Alves, a direita D. Zélia











Leon Alves Corrêa (prof. na UEG) e Genercy Maria da Costa Moraes

Conduzindo o livro ao som de trombetes do coral "Primícia de Goiânia" na abertura do evento no Palácio da Cultura Teotônio Vilela


"Quirinópolis Mãos e Olhares Diferentes"


História de Quirinópolis contada em 746 páginas


Na noite do último sábado 22/01, quando Quirinópolis completou seu 67º aniversário, o município ganhou um grande presente, o livro "Quirinópolis - Mãos e Olhares Diferentes", obra coordenada pela professora Maria da Felicidade Alves Urzedo e escrita por 129 pessoas. O livro - dividido em 117 capítulos - foi escrito em menos de um ano, graças à dedicação de cada um dos autores.
O prefeito Gilmar Alves disse durante o lançamento do livro, no Palácio da Cultura Teotônio Vilela, que a obra remonta a história de Quirinópolis. "Uma população tem que ter cultura e história, por isso apoiamos desde o início a iniciativa de se escrever o livro. Com ele, as futuras gerações terão a oprtunidade de conhecer mais sobre a nossa história. Por isso, parabenizo a professora Felicidade e a todos os escritores", disse o prefeito.
O ex-prefeito Sodino Vieira de Carvalho, disse que Quirinópolis é orgulho para Goiás. Falou sobre o desenvolvimento do município, lembrando que em 1983 quando assumiu seu primeiro mandato de prefeito, vários filhos da terra tinham que se mudar ou enfrentar viagens para estudar fora. Compreendendo a grandeza do município e a necessidade de dar oportunidade para o filho do trabalhador, foi que construiu a FECLQ, e o Palácio da Cultura Teotônio Vilela, palco dos maiores espetáculos brasileiros. "A cultura preserva a história, enriquece as pessoas e dá oportunidade de mostrar os exemplos de cada um", ressaltou Sodino.
Um dos autores do livro "Quirinópolis - Mãos e Olhares Diferentes" 1832/2010, o advogado Assilvo D'Abadia admitiu que a princípio achava que o projeto não era viável, pois a maioria dos autores não são historiadores, mas aos poucos disse que percebeu que estava enganado e acredita que o livro ficou excelente, uma obra magnífica e de ótimo acabamento. Dr. Assilvo disse que ficou honrado em escrever 5 capítulos da obra.
Também fizeram uso da palavra durante o lançamento do livro: deputado estadual Paulo César Martins; professor Eloy Alves Filho (representando os 129 autores); professora Janete Martins Medeiros (representando a ALESG - Academia de Letras do Extremo Sodoeste Goiano); o desembargador Fausto Moreira Diniz; ex-deputada federal Neide Aparecida.
"Foi uma caminhada longa, durante a qual nunca me faltou apoio. Sempre contei com uma mão amiga no meu ombro, desde 22 de fevereiro de 2010, data de nossa primeira reunião. Pergunto-me às vezes como consegui reunir tanta gente em volta de um mesmo objetivo. A resposta é simples: Deus! Sou grata, não é qualquer um que pode contar com tantas pessoas boas. Todos que trabalharam neste projeto foram éticos, generosos, desprovidos de qualquer maldade, dedicando um pouco de seu tempo à sua cidade, que tanto faz por nós, para que Quirinópolis tenha seu passado resguardado, uma identidade.
Nós, autores, somos desbravadores sim, demos vida aos nossos antepassados que não podem ser esquecidos pelo avanço do desenvolvimento. Nosso reconhecimento ao professor Odir Sagin e á professora Mirian que com seu livro Quirinópolis Histórico deram o primeiro passo para que tivéssemos uma História Oficial.
O nosso livro "Quirinópolis - Mãos e Olhares Diferentes" não nos deixará que as interpéries do tempo apaguem os nomes de nossos pioneiros, visto que sob a forma de livro são protegidos nas bibliotecas e estantes onde se perpetuarão de geração a geração.
Quirinópolis é muita rica em personalidades que fizeram e fazem história e cultura. Para abranger toda a trajetória da cidade são necessárias muitas edições para completar a todos. Um segundo volume com certeza será necessário.
Aos heróis anônimos o nosso reconhecimento e a nossa homenagem a cada um pela participação na edificação de Quirinópolis, patrimônio e riqueza de um povo.
O livro foi escrito por muitas mãos, múltiplos olhares desde os anos de 1832 a 2010, são 179 anos de história, política, economia, religião, cultura, educação, saúde, geografia, transporte, vida de famílias, empresas, órgãos públicos e instituições pioneiras que cristalizam um tempo passado, suporte de caminhada para o futuro politicamente correto, mesmo quando os registros oficiais insistem em esquecer.
Os capítulos estão organizados de forma cronológica e são de plena responsabilidade de cada autor. São seis eixos temáticos. Quanto aos depoimentos como informações são fidedignos, possuidores de valores próprios, falas produzidas por sujeitos que fizeram uso da memória e da palavra para narrarem suas histórias já construídas.
Pode-se dizer que os autores partiram do cruzamento dos indícios tipicamente historiográficos, gráficos, linguísticos e iconográficos, portanto seus textos são construídos em bases simples, mas marcadas por uma psicologia fundamentada, sobretudo na história que se encontra em pleno exercício.
É um trabalho coletivo, sem implicação religiosa, político-partidária, social ou qualquer tipo de discriminação. O objetivo é resgatar a memória coletiva e individual dos artífices de Quirinópolis, bem como homenagear aqueles que contribuíram para o progresso de desenvolvimento do município.
Com certeza este livro contribuirá para que a História de Quirinópolis cruze fronteiras e ocupe no cenário literário brasileiro lugar de destaque.
Mais uma vez meus agradecimentos a meu esposo, filhos, genro, nora, netas, irmãos, familiares, amigos, autores, prefeito Gilmar, Zélia, que desde o início acreditaram em nosso projeto, obrigada por acreditarem em minha pessoa.
À comunidade de Quirinópolis oferecemos este presente, acervo de estudo, de pesquisa, memorial extremamente diversificado do Município de Quirinópolis. Esperamos que ao adqurirem este livro o apreciem, que se identifiquem com os personagens do livro e que nos desculpem por qualquer falha. Sabemos das nossas limitações, mas foi feito com muito carinho e amor, o que poderá ser percebido em todas as páginas. Por isso, insistimos: leiam-no do começo ao fim".

(trecho da fala da professora Maria da Felicidade Alves Urzedo, por ocasião do lançamento do livro "Quirinópolis - Mãos e Olhares Diferentes" (1832/2010).


22 pessoas homenageadas com a Comenda Municipal "22 de Janeiro"

22 pessoas foram homenageadas na noite do último sábado, 22/01, data em que Quirinópolis completou 67 anos de emancipação político-administrativa, com a Comenda Municipal "22 de Janeiro", a honraria concedida pelo Poder Executivo local.

Além dos homenageados com a Comenda "22 de Janeiro", outras 165 pessoas receberam placas de Honra ao Mérito, também pela participação no progresso do município. Estes homenageados foram autores ou pessoas citadas no livro "Quirinópolis - Mãos e Olhares Diferentes" 1832/2010, obra de mais de 700 páginas, um trabalho coordenado pela professora Maria da Felicidade Alves Urzedo, e escrito por 129 autores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário